26 abril, 2012

Detalhes Importantes Sobre o Cortejo na Igreja

Um ensaio antes do casamento seria uma boa pedida né!? Mas como tem gente que tem padrinhos que vem de outras cidades, e geralmente chegam só no dia, (ou até mesmo para quem não vai ter um cerimonial especifico) segue abaixo uma pequena orientação para o cortejo:
  • Primeiro entram os padrinhos (mulheres sempre a direita dos homens). Os padrinhos podem se alternar na entrada entre os padrinhos da noiva e os padrinhos do noivo, ok!
  • A mãe da noiva e o pai do noivo entram logo após os padrinhos e ficam no lado esquerdo do altar. Eles permanecem juntos até a chegada do pai da noiva
  • O noivo entra com sua mãe ou alguma pessoa especial para ele. Os dois se posicionam no lado direito do altar
  • No altar o noivo e sua família ficam do lado direito; já a noiva e sua família no lado esquerdo.
  • As daminhas e pajens entram antes da noiva
  • A hora mais esperada: entrada da noiva, que entra com o braço esquerdo dado ao seu pai e na mão direita o buquet
  • O noivo desce de encontro a noiva. (Pulo do Gato: Neste momento os pais do noivo e da noiva trocam de lugares e ficam ao lado de suas respectivas esposas).
  • A noiva entrega o buquet a sua mãe, que o segura ate o fim da cerimônia.
  • Entrada das alianças
  • Saída dos padrinhos e damas
  • Saída dos noivos


O que acharam das dicas? Tá valendo?
Com informações do Portal Home da Noiva

15 comentários:

  1. Pra mim daria certo caso minha sogra não tivesse ciumes de deixar o meu "lindissimo" sogro entrar com a minha mãe.
    Já foi motivo de briga por aqui, acredita? rs

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Kely... Nem acredito nisso! Hehe! Mas como você ira fazer neste caso?

      Excluir
  2. Gè e Josi Lima Cerimonial26 de abril de 2012 às 16:42

    Eu postei um comentário agora pouco, mas sumiu...vou tentar escrever novamente.

    Bom, o roteiro básico do cortejo seria mais ou menos isso que foi apresentado no post, podendo ser alterado de acordo com a necessidade/vontade dos noivos, entre outros motivos.
    Porém é importante lembrar que existem muitos outros detalhes que devem ser observados, os quais dificilmente uma pessoa sem experiencia conseguiria se atentar, sendo assim, torna-se de extrema importância a contratação de um cerimonial.
    Deixar para algum parente/amigo cuidar disso pode até ser uma solução para quem está sem dinheiro pra contratar um profissional, porém lembre-se que ficando envolvido na organização, a pessoa escolhida irá ficar completamente atarefada durante o evento, ou seja, não vai aproveitar nada!!
    entao, minha dica pra quem não pode (de jeito nenhum) contratar um profissional, pelo menos deixe essa função com alguém que não fará parte da sua lista de convidados, pois assim irá garantir que todos poderão aproveitar bem a festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica de ouro hein Josi!!! Essa com certeza será publicada como post. Muito obrigada pela sua visita e contribuição. Espero te ver aqui mais vezes...

      Beijos

      Excluir
  3. Kelly,
    Se o ciúme for tão grande assim, a melhor coisa a fazer é procurar alternativas, afinal vcs não vão querer pais/sogros com "bico" em pleno altar não é mesmo?
    Uma alternativa é tanto o noivo qnt a noiva, entrarem acompanhados por seus pais (e não somente pelo pai, no caso da noiva, e pela mãe, no caso do noivo).
    Outra maneira seria o noivo entrar a frente, seguido pelos pais logo atrás (como se fizessem uma "guarda" para o filho)...o mesmo aconteceria com a noiva.
    Uma terceira forma seria o noivo já começar o cortejo no altar (o que eu particularmente acho ruim).

    Espero ter ajudado.

    Josi

    ResponderExcluir
  4. olá, meninas..
    no meu caso, eu não tenho a "figura" do pai...
    minha ideia inicial era fazer dessa forma, porém eu entraria sozinha. Mas, devido aos buxixos, meu noivo entrará com os pais e eu entrarei com minha mãe.
    Achei melhor dessa forma, além de homenagear minha mãe que foi mãe e pai pra mim ;)

    Nadila, em resposta ao que perguntou em meu blog, comprei a caricatura pelo Peixe Urbano, mas a pessoa que fez foi o Rodrigo do Dany Designer. O e-mail dele é esse danydesignercaricaturas@hotmail.com

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Kely, ainda bem que chegaram num bom senso. Vai dar tudo certo... e o fato de homenagear a sua mãe, será o diferencial no seu casamento... e que mãe que não quer ter esse privilégio né.

      Ahh.. brigada pelo contato!!
      Beijoss

      Excluir
  5. Olá! parabéns pelo blog e principalmente pela iniciativa.

    Apenas uma observação sobre esse post. Hoje em dia, não se usa mais colocar os padrinhos e os pais em pé no altar, apenas nas novelas da globo. Na prática, ficam nos primeiros bancos da igreja.

    Os motivos são falta de espaço no altar, quantidade de padrinhos, praticidade e principalmente, queremos o foco só nos noivos.

    Não considerem isso uma regra, são são os noivos que decidem. Em 05 anos de cerimonial, nenhum casal preferiu os padrinhos em pé no altar.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gil! Que honra receber sua participação aqui. Espero contar com sua participação sempre.

      Quanto ao cortejo, os meus padrinhos e os pais estou programando para ficarem na lateral, mas não no primeiro banco e nem no altar. Isso depende muito do "layout" da igreja né!?

      Um abraço e participe sempre ;)

      Excluir
  6. Obrigada Cátia!! Espero contar com sua visitinha aqui sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. olha sinceramente nao sei como vai ser o cortejo...pq assim minha mae faleceu, porem meu pai casou pela segunda vez (mas não me simpatizo mto com ela), porém acho q fica chato se ela ficar no banco da igreja, (minha madrasta e meu pai estão casados há uns 11 anos)...estou perdida...

    Agora em relação ao pais do meu noivo...nao sei tbm...acho q meu noivo entrando com os dois seria lindo...

    bjo

    http://respireecase.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran! A ideia do noivo entrar com os pais seria bem legal. No seu caso, devo imaginar o quanto é complicado a situação. Talvez precisaria de flexibilidade neste caso e aceitar ela entrar com seu pai; essa situação não irá substituir o lugar de sua mãe, mas talvez seria uma ideia para não criar maiores constrangimento, até porque ela está com seu pai há 11 anos né.

      Outra sugestão, é você entrar sozinha com seu pai mesmo. E ela aguardará no altar (se for o caso). Ou seu pai entrar acompanhado por alguma parente sua que você a considere muito, principalmente como mãe. Nesse caso, todos vão entender.

      Espero ter te ajudado... Beijos linda

      Excluir
  8. O cortejo hoje é dia é bem personalizado, pois as famílias mudaram muito.
    No meu por exemplo, os pais do meu noivo não estarão presente pois moram no Japão, então estou pensando em fazer minha mãe entrar com ele e eu com meu pai.
    Não terei florista e pajem pois não temos cirnaças por perto e a entrada das alianças será feita por uma amiga minha.
    As dicas são super válidas, mas cada pessoa precisa adaptar pra sua realidade.
    Ah! Comprei as bases do bolo na 25 de março mas tem uma loja virtual que vende, aqui está o endereço http://www.soisopor.com.br/index.asp?folder_ID=64
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Marisa. Pelo relato dos comentários aqui, percebi que cada casamento terá um detalhe diferente, e nem sempre vamos conseguir o tradicional. Inclusive, com estes comentários, já estou conseguindo 'bolar' algo fora do tradicional para meu (até para não ficar tão tradicional, né).

      Obrigada por compartilhar a dica da base do bolo. Valeu!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Passei para dar uma espiadinha no seu cantinho...gostei e fiquei.rs
    Passa la no meu cantinho tbm...bjo

    http://simplesmente-nise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe suas considerações abaixo... =)